GESTAO DA QUALIDADE
ISAN - FGV
Resumo do livro: “GESTÃO DA QUALIDADE”
Paloma Alvarenga Balluz
Turma:GE-23
Gestão da Qualidade
Prof°: Marcus Vinicius Rodrigues
Junho - 2012
São Luis - MA
CAPITULO 3: Prêmio Nacional da Qualidade
Em meado dos anos 80, diante da necessidade de se melhorar a qualidade dos produtos e de aumentar a produtividade das empresas americanas, um grupo de especialistas analisou uma série de organizações bem sucedidas em busca de características comuns que as diferenciassem das demais. As características identificadas eram compostas por valores organizacionais que podiam ser facilmente percebidos como parte da cultura das organizações, sendo praticados pelas pessoas que as compunham, desde os líderes de maior nível de responsabilidade até os empregados dos escalões inferiores. Essa pesquisa deu origem aos critérios de avaliação do Malcom Bridge National Quality Award em 1987 que inspirou em 1991, a origem ao Prêmio Nacional da Qualidade.
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade privada e sem fins lucrativos, foi instituída no Brasil em Outubro de 1991 por 39 organizações privadas e públicas para administrar o (PNQ) e representá-los institucionalmente nos fóruns internacionais. Sua missão esta associada á disseminação dos fundamentos da excelência em gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil.
O PNQ estimula a melhoria da qualidade da gestão das organizações brasileiras, reconhecendo anualmente aquelas que atingiram o nível de desempenho “classe mundial”, ou seja, as organizações que se destacaram pela excelência em gestão de suas praticas e respectivos resultados, promovendo interna e externamente, a reputação de excelência dos produtos e serviços Brasileiros, divulgando as praticas exemplares de gestão e, conseqüentemente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
Os diversos setores foram subdivididos em