Gestao da qualidade
QUALIDADE: A ABORDAGEM CLÁSSICA
DA ADMINISTRAÇÃO E SEU IMPACTO
NA MODERNA GESTÃO DA QUALIDADE
Edson Pacheco Paladini
v.5, n.3, p. 168-186, dez. 1998
Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
Universidade Federal de Santa Catarina
CP 476 – 88040-970 – Florianópolis – SC email: paladini@iaccess.com.br
Resumo
Este artigo mostra como a Gestão da Qualidade, tal qual conhecemos hoje, embasou seu desenvolvimento em escolas fundamentais da Administração. Em particular, enfoca-se aqui a Escola
Clássica, suas identidades e confrontos com a Gestão da Qualidade e seus reflexos nas suas principais ferramentas. Esta análise permite entender o verdadeiro alcance de conceitos e estratégias da Gestão da Qualidade, garantindo assim sua correta aplicação.
Palavras-chave: gestão da qualidade; abordagem clássica da administração; influências e reflexos.
1. Introdução
E
ste artigo parte do pressuposto básico que a prática dos últimos 10 anos tem se encarregado de ensinar a quem atua na área de
Gestão da Qualidade. Esta hipótese é de formulação simples e envolve uma questão fundamental: por que fracassam os programas da qualidade quando implementados em organizações industriais e de serviços?
A observação prática mostra que são muitas as causas que conduzem ao insucesso de programas da qualidade nas organizações. E evidencia, também, que a maioria delas está associada ao desconhecimento, em graus variados de intensidade e alcance, dos conceitos que embasam a qualidade ou das idéias e noções que fundamentam as ferramentas e as estratégias mais comuns do processo gerencial da qualidade.
GESTÃO & PRODUÇÃO v.5, n.3, p. 168-186, dez. 1998
Esta restrição é mais visível em agentes de decisão – sobretudo, aqueles com funções de gerência. E também mais crítica nestas áreas, responsáveis pelo planejamento tático das organizações, que significa, em última análise, o gerenciamento do dia-a-dia da empresa.
Neste contexto, uma constatação prática tem