Gest o Empresarial
A teoria Neoclássica é um nome dado ao um conjunto de diversas teorias que surgiram na década de 50, que tem como objetivo complementar a Administração Científica e a Clássica, a fim de obter melhores resultados na gestão e produção de uma empresa.
Existem dois tipos de especialização: a vertical e a horizontal.
A especialização vertical caracteriza-se pelo aumento no número de níveis hierárquicos objetivando aumentar a qualidade da supervisão.
Já a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a pericia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, isso corresponde a uma especialização de atividades e conhecimentos. A especialização horizontal se faz à custo de um maior numero de órgãos especializados no mesmo nível hierárquico.
Na medida em que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a se agrupar as diferentes atividades em unidades maiores para garantir uma adequada coordenação e integração, daí o principio da homogeneidade.
Assim o principio que deve reger a departamentalização é o principio da homogeneidade.
A departamentalização é utilizada para organizar o funcionamento da empresa, porém não é a melhor solução, pois cria difíceis problemas de coordenação.
Para que essa homogeneidade aconteça é necessário reunir em um mesmo conjunto todas as coisas que existem em comum como.
Exemplos de Departamentalização:
Departamentalização por funções: .( Consiste em agrupar as tarefas de acordo com as principais funções.)
Departamentalização por produtos ou serviços. ( É a diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado.)
Departamentalização por localização geográfica. (Baseia-se na reunião de atividades e tarefas de acordo com a localização.)
Departamentalização por clientes. (É a reunião de atividades e tarefas de acordo com os clientes da organização.)
Departamentalização por fases do processo (ou processamento).