Trabalho De Gest O Empresarial
TURMA - Turma: GE 100
PROFESSOR – LUIZ GUSTAVO BAPTISTA
ECONOMIA EMPRESARIAL
ALUNO – ANDRÉ LUIZ SANTOS
TRABALHO – CASO DA STRONGER PASTELARIA – 2.5
1. O fator que influenciou a mudança do perfil do comércio do Sr Stronger, foi o público que passou a ser de uma população mais jovem, composta por casais, acompanhados de seus filhos ainda crianças ou entrando na adolescência.
2. O pastel e o caldo de cana podem ser considerado bens complementares. Já em relação aos pastéis os sanduíches podem ser considerados como substitutos.
3. Como o caldo de cana é considerado nesse caso bem complementar dos pastéis, se os produtores de cana-de-açúcar destinarem sua produção para as usinas de álcool, a oferta do caldo de cana diminuirá muito, subindo assim o preço, ocasionando também a subida de preço do combo pastel/caldo de cana, ocasionando na diminuição da demanda de pastéis.
4. Porque a concorrência oferece um bem substituto, que caso seja muito mais barato, fará com que o público do pastel nesse caso, migre para o sanduiche.
5. A nova loja de fast food (concorrência/substituto), pode ser classificada como demanda inelástica, pois tem demonstrado pouca sensibilidade a variação de preços: Δ%QD ÷ Δ%QP < 1
6. CF = 12.000
CV = 2.50
P = 4
Rentabilidade = 5.000
Qe = 12.000 + 5.000 ÷ 4 – 2.50 = 11.333,33
7. A estratégia dominante deve ser a de reduzir, reduzir (400,400)
8. Não é atrativo para o Sr Stronger abrir um novo negócio em Casimiro de Abreu, pois é uma cidade agrícola, que cresceu bastante devido aos royalties do petróleo. Com o anúncio de fim royalties do petróleo. Com o anúncio do fim dos royalties, não haverá mais por parte da prefeitura gastos em infra estrutura com a mão-de-obra local, ocasionando assim em diminuição de renda da população (podendo mudar o gosto e tendo assim mudança de demanda) ou até a migração de parte dessa população para outra cidade.