Gest O Empresarial
A CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA, FISCAL E JURÍDICA DAS EMPRESAS
A empresa é a unidade produtora ou o organismo econômico através do qual são reunidos e combinados os fatores da produção (natureza, trabalho e capital), tendo em vista o desenvolvimento de um determinado ramo de atividade econômica, para obtenção de bens e/ou serviços, objetivando o lucro.
Classificação econômica: O conjunto de atividades de produção e distribuição de riquezas de uma sociedade, isto é, sua economia, pode ser dividido em três setores básicos:
O SETOR PRIMÁRIO: que compreende a agricultura, a pecuária e a exploração dos recursos naturais: minerais, vegetais e animais.
O SETOR SECUNDÁRIO: abrangendo a indústria e toda sorte de transformação de bens.
O SETOR TERCIÁRIO: compreendendo os serviços, isto é, o comércio, as atividades financeiras, as atividades de transporte, de comunicações, de ensino, de atendimento médico e hospitalar etc. As atividades comerciais, em termos econômicos são consideradas serviços, pois são intermediárias entre produtor e consumidor, realizando, assim, a distribuição de bens. Estando necessariamente incluídas num dos três setores básicos, podemos apresentar a seguinte classificação das empresas, do ponto de vista de suas finalidades empresariais e dos ramos de atividade econômica aos quais se dedicam:
Empresas extrativas: extraem e coletam os recursos naturais, sejam minerais, vegetais ou animais ( a caça, a pesca, a mineração etc.);
Empresas agropecuárias: compreendendo:
1. agrícolas- plantam, cultivam e colhem os diversos produtos agrícolas.
2. pecuárias: criam, reproduzem e exploram os derivados de animais bovinos, eqüinos, suínos, etc.; Empresas industriais: realizam a transformação de bens, dando-lhes novas formas; Empresas comerciais: são as empresas que compram e vendem mercadorias, comercializando bens - lojas,