gerenciameto do tempo
MBA Gerenciamento de Projetos
Apostila da Disciplina de
Gerenciamento do Tempo
Hayala Curto, MBA, PMP, PMI-SP
Ementa
Parte 1
Introdução ao Gerenciamento do Tempo
Processos de Gerenciamento de Tempo
Definição de Atividades
Parte 2
Sequenciamento de Atividades
Método de Diagrama de Precedência
Parte 3
Estimativa de Recursos das Atividades
Estimativa da Duração de Atividades
Desenvolvimento do Cronograma
Método da Corrente Crítica
Parte 4
Controle do Cronograma
Softwares de Gerenciamento de Projetos
PMI-SP a Certificação do PMI para gestores de Cronogramas
Hayala Curto, MBA, PMP, PMI-SP
Parte 1
Introdução ao Tempo
Processos de Gerenciamento de Tempo
Definição de Atividades
INTRODUÇÃO AO Gerenciamento do Tempo
O gerenciamento do tempo, juntamente com o gerenciamento de custos, são as mais visíveis áreas do gerenciamento de projeto. A grande maioria das pessoas que se interessam por projetos têm como objetivo inicial controlar prazos, elaborar cronogramas e redes, etc. Planejar e controlar devidamente o prazo em projetos permite corrigir em tempo hábil os possíveis problemas nesta área, objetivando impedir que se tornem graves e, muitas vezes, irreversíveis no decorrer da execução dos projetos. Grandes desvios de prazos podem afetar o sucesso e a utilização futura do produto do projeto.
Um ponto importante a considerar nesta área é que o cronograma inicial do projeto é elaborado pela própria equipe do projeto, claro, com base nas necessidades do cenário em questão. Ou seja, ao estabelecer um cronograma bem trabalhado e realista, a equipe do projeto estará facilitando as fases seguintes do projeto.
Segundo o PMBoK, o Gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. Além disso, também define que: “Os processos de gerenciamento do tempo do projeto e suas