Transporte de Produtos Perigosos
Transporte de produtos perigosos
Profissionais da química
Acidente no transporte de Produtos químicos
Plano de emergência para acidentes no transporte de produtos químicos. (procedimento de avaliação; Procedimentos e ações emergenciais; Procedimentos para Descontaminação de EPI’s em campo; Órgãos Públicos Operacionais; Orgãos de apoio)
Conclusão
Bibliografia:
Acidentes no transporte de produtos Químicos
Os acidentes no transporte rodoviário de produtos químicos perigosos (ATRPP) não devem ser consideradas ocorrências rotineiras de trânsito. Estes acidentes podem ter como conseqüência a emissão de substâncias químicas que, segundo suas características físicas, químicas e toxicológicas, têm o potencial de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública (CETESB, 2003).
Os acidentes com produtos químicos perigosos no transporte rodoviário podem ocorrer em qualquer lugar ao longo da rota, e as conseqüências são de difícil controle pelas próprias características comumente associadas: “descarga súbita de grande massa de produtos perigosos, (...) fora e distante do parque industrial, (...) locais próximos a comunidades, em geral carentes”
O crescente número de acidentes ambientais com produtos perigosos no Estado de São Paulo vem preocupando consideravelmente as autoridades governamentais bem como o Sistema de Meio Ambiente, tendo em vista que os mesmos acontecem freqüentemente em áreas densamente povoadas e vulneráveis do ponto de vista ambiental, agravando assim os impactos causados ao homem e ao meio ambiente e as classes de risco envolvidas nos acidentes. As classes de risco estão associadas às características toxicológicas que deverão ser observadas para avaliação do risco à saúde, de acordo com a dose, o tempo e a via de exposição ao produto químico. Outros pontos a considerar: o estado físico da substância, se líquido, sólido ou gasoso, o raio de dispersão do produto e a vulnerabilidade do indivíduo exposto.
O impacto