A gestão da qualidade e sua importância em projetos
Arquiteta Urbanista e Pós Graduada em Gestão de
RESUMO
Este artigo discorre sobre a importância da gestão da qualidade na gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pelo Guia PMBOK e a ISO 9000, assim como os processos sugeridos pelo PMBOK e as ferramentas que são utilizadas na etapa de planejamento, garantia e controle da qualidade. Por fim, aborda-se a questão da qualidade nas empresas de projeto brasileiras, suas dificuldades, motivações e os resultados obtidos.
Palavras Chave: gestão da qualidade, princípios da qualidade, ISO.
1. INTRODUÇÃO
A gestão da Qualidade é uma das sete Áreas de Conhecimento necessárias para se gerenciar um projeto. Os princípios e os processos da gestão da qualidade têm sido bastante discutidos, devido à falta de qualidade dos projetos, considerada como grande barreira para o avanço tecnológico e organizacional da indústria de construção do país. Este artigo tem como objetivo mostrar quais são os processos da Gestão da Qualidade e sua devida importância no ambiente de projetos, discutir a definição de qualidade adotados pelo PMI e sua compatibilidade com a International Organization for Standardization (ISSO), além de discutir os impactos na implementação dos princípios de qualidade em empresas de projeto.
2. CONCEITOS DE QUALIDADE
Quando se discute sobre qualidade, cabe ressaltar que o gerenciamento da qualidade do projeto deve ser direcionado tanto para os processos de gerenciamento do projeto quanto para o produto ou serviço final do projeto. Além disso, é importante ter em mente seus conceitos, portanto, a explanação dos mesmos segue abaixo. A norma ISSO 8402 define qualidade como sendo a “totalidade de características de uma entidade, que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”.
Já a ISO 9000:2000 define qualidade como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. Onde