Gerenciamento de pessoas - Motivação
Motivação:
Conforme obra de Chiavenato (Ed.2008), as teorias das necessidades partem do principio de que os motivos do comportamento humano residem no próprio individuo: sua motivação para agir e se comportar deriva de forças que existem dentro dele. Algumas dessas necessidades são conscientes, enquanto outras não. A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow e se baseia na hierarquia de necessidades humanas.
Segundo Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância no comportamento humano,. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas e recorrentes as chamadas necessidades primárias, enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectuais as necessidades secundárias.
Necessidades Fisiológicas: constituem o nível mais baixo das necessidades humanas. São necessidades inatas, como a necessidade de se alimentar (fome e sede), sono e repouso (cansaço), abrigo (contra frio ou calor) ou desejo sexual (reprodução da espécie). São denominadas necessidades biológicas ou básicas e exigem satisfação cíclica e reinterada a fim de garantir a sobrevivência do individuo. Orientam a vida humana desde o momento do nascimento. Alias, o inicio da vida humana é uma continua e constante busca da satisfação dessas necessidades elementares, mas inadiáveis. Sua principal característica é a premência: quando alguma dessas necessidades não esta satisfeita, ela domina a direção do comportamento da pessoa.
Necessidades de Segurança: constituem o segundo nível das necessidades humanas. Levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato. A busca de proteção contra ameaça ou privação, fuga ao perigo, busca de um mundo ordenado e previsível são manifestação típicas dessas necessidades. Surgem no comportamento humano quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas. Tem grande importância, uma vez que a vida organizacional as pessoas tem uma relação de