Gerenciamento de escopo de projetos
Os projetos possibilitam que uma organização transorme suas metas estratégicas em resultados 1. PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
1.1 TIPOS DE ESCOPO
No contexto do projeto, o termo escopo pode se referir a: * Escopo do produto características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado que o projeto entregará como, por exemplo, um treinamento on-line.
* Escopo do projeto Descrição de todo trabalho que precisa ser realizado para que o projeto possa entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas pelo escopo do produto.
Em 2005, a seção Rio de Janeiro do PMI - Project Management Institute no estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos trouxe os resultados do posicionamento das organizações brasileiras em relação às melhores práticas em gerenciamento de projetos.
A pesquisa realizada com 80 importantes organizações de vários portes e pertencentes a diversos setores econômicos – com destaque para construção, consultoria, tecnologia, da informação, telecomunicações, petróleo, gás e energia – também ajuda a ilustrar a importância relativa do planejamento e definição do escopo para o sucesso dos projetos.
O estudo lista os problemas que ocorrem com maior frequência nos projetos, relatados pelos pesquisados, conforme a figura abaixo...
Podemos verificar que 69% dos projetos têm problemas de mudanças constantes de escopo que os levam a fracassos, decorrentes de falta de entendimento comum do escopo, EAPs incompletas, ou mesmo, falta de processo para regulamentação de mudanças de escopo no projeto.
Os problemas de prazos, em primeiro lugar na pontuação, muitas vezes se devem a cronogramas incompletos, também desenvolvidos com base na EAP do projeto. É comum encontrarmos projetos com cronogramas incompletos devido a um escopo mal definido.
1.2 DEFINIÇÃO E ACEITAÇÃO DO PROJETO
A aceitação das entregas do escopo do produto tem de considerar os requisitos do produto, suas