Gerência de projetos - gerenciamento de escopo
Gerenciamento de escopo
• Patrocinador – É quem banca o projeto. Pode ser um patrocinador político, financeiro ou os dois. Também chamado de dono ou iniciador. o Patrocinador político – É aquele que articula, convence a diretoria a manter o projeto dentro do portfólio. Dá suporte a autoridade do Gerente do projeto. Se relaciona com as esferas superiores da organização.
• Gerente do projeto – Será sempre o responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto. É empreendedor, proativo, líder, comunicador, influente, analítico e entusiasta.
O gerente de projetos deve sim ter bom conhecimento técnico, mas muito mais importante do que a parte técnica é a parte comportamental.
Proativo - Todo projeto sofre muitas mudanças e a pro-atividade influi na capacidade de perceber as mudanças antes de afetarem o projeto negativamente.
Líder - Deve ser sempre um líder positivo, sempre mais ligado a exemplo do que autoridade. As vezes pode ser um líder técnico, pelo conhecimento técnico.
Comunicação - Deve ser um bom comunicador. Saber coletar, organizar e distribuir as informações. É uma das nove áreas de conhecimento do gerenciamento de projeto
Influente – “liderança Analítico – Ser atendo à detalhes. Ser estrategista. Estudioso.
Entusiasta – Tem que motivar a equipe a alcançar os resultados.
O gerente do projeto não é o dono do projeto.
Precisa ser facilitador, ou seja, criar o ambiente favorável a execução do projeto. Facilitar para que tudo aconteça dentro do prazo, entregar o produto dentro dos requisitos estabelecidos, dentro do custo e com a qualidade esperada.
Gerenciando as partes interessadas
É fundamental para garantir o sucesso.
Principal tarefa é identificar cada uma das partes interessadas antes do início do projeto. Entender as necessidades. Captar as expectativas. Resolver conflito de interesses dos stakeholders. Envolver as partes no gerenciamento do projeto, monitoras as partes envolvidas,