Técnicas de negociação
A Negociação faz parte do dia-a-dia, negociar não é uma arte e sim uma habilidade que está em constante processo de desenvolvimento, aperfeiçoamento, estímulo e lapidação. Aprender a utilizar o enfoque sistêmico é aprender a enxergar os sistemas e sua complexidade. O processo de negociação consiste em três componentes: entradas, processo e saída. Nesses processos é preciso estar atento as influencias e aos resultados, buscando sempre um FEEDBACK, utilizando a informação, o tempo e o poder, numa comunicação bilateral, chegando assim a uma decisão conjunta. A comunicação é um fator primordial em um processo de negociação, para que a mensagem chegue de forma clara e objetiva é necessário estarmos atentos às barreiras, sejam elas físicas, pessoais ou semânticas. A percepção, distorção e retenção seletiva são razões para que uma mensagem seja perdida. É preciso ter um planejamento integrado da comunicação, saber ouvir é mais importante que falar. O poder, o tempo e a informação são as variáveis básicas de uma negociação, dominá-las garantirá uma negociação tranqüila, segura e de sucesso.
Abordagem sistêmica, o processo e as variáveis básicas da negociação
Diante de uma crítica, por ignorarem o relacionamento entre as organizações e o ambiente externo, os estudiosos voltaram-se para os detalhes das organizações, para tentar entendê-la como um sistema total, que é a chamada teoria dos sistemas, onde um conjunto de elementos inter-relacionados interagem no desempenho de uma função.
A palavra Negociação refere-se á uma atividade trabalhosa, difícil, onde se deve considerar os seus conceitos e suas características em um processo sistêmico, e sendo aplicada quando houver atrito no tema proposto por ambas as partes. A necessidade deste processo sistêmico nas negociações é dar um tratamento abrangente, integrado, holístico e estratégico aos seus componentes em um contexto global, ou seja, identificar os possíveis elementos que causam impacto