O mercado e a gestão de pessoas
Um processo de profissionalização do mundo corporativo iniciou-se após a Revolução Industrial, dando início então a exploração de novas áreas como Planejamento, Comunicação e Recursos Humanos. Para se distinguirem, as organizações começaram a pensar em conceitos que poderiam ajudar no sucesso dos negócios como estratégias bem definidas, comunicação interna mais eficaz, comunicação externa persuasiva e transparente, e principalmente uma área especializada em administrar as carreiras, os cargos, os salários, os benefícios, processos de seleção e organização de organogramas.
Segundo Gomes (2008: p.5), A Gestão de Recursos Humanos conheceu uma evolução muito importante ao longo do século XX, mais precisamente na década de 80. É nesta altura que surge a designação de Gestão de Recursos Humanos em detrimento da noção de Gestão de Pessoal, assumindo assim um papel mais estratégico na organização e afastando-se do caráter mais administrativo e operativo. Ela diz que por muito tempo a Gestão de Recursos Humanos não foi considerada uma função central como são a Gestão de Produção, o Marketing ou as Finanças Empresariais, mas hoje em dia a GRH foi elevada a função de natureza estratégica, participando nas principais decisões e intervindo grandemente nos processos críticos de mudança organizacional.
O presente trabalho teve como objetivo realizar pesquisa de campo que proporcionasse aos membros da equipe um contato com a realidade interna das organizações, no que diz respeito à gestão dos recursos humanos e tecnológicos, com o intuito de aprofundar seus conhecimentos identificando os conceitos referentes às disciplinas do primeiro semestre do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, sendo elas Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Teorias da Administração, Relações Interpessoais, Análise Econômica e Social e Ensino à Distância.
O alvo da investigação foi uma empresa de Telefonia móvel – DELTA Telecom – e a metodologia utilizada foi uma entrevista