Gerenciamento de escopo de Projeto
Patrick Ressutte Da Silva
Unirp
E-mail: patrickressutte_@hotmail.com
Curso: Gestão Da Tecnologia Da Informação
Introdução: As finalidades do Gerenciamento do Escopo do Projeto incluem a definição do trabalho necessário para concluir o projeto, servir como ponto de referência para determinar que trabalho não está incluído (ou não é necessário) no projeto. O escopo é o foco do projeto. O escopo do projeto difere-se do escopo do produto na medida em que o escopo do projeto define o trabalho necessário para fazer o produto, e o escopo do produto define os atributos e comportamentos do produto que está sendo criado. Desenvolvimento: A maioria dos projetos passam por um processo para determinar seu custo e valor. Eles são selecionados com base em diversas condições: oportunidade, necessidade, exigências do cliente, mudança de legislações, entre outros. O escopo do projeto deve ser criado para dar suporte à finalidade e à necessidade do projeto. O processo de seleção baseado no valor percebido normalmente é uma relação custo/benefício. Esse tipo de estudo é comparativo, e determina se o projeto vale a pena ser feito. Quando um projeto é selecionado, o próximo passo são os processos de início. Uma das principais saídas do início é Termo de abertura do projeto que é importante para dar autoridade para o gerente de projetos.
O Termo de abertura do projeto dá nome ao projeto, e define gerente de projeto com autoridade e responsabilidades. Também define as necessidades de negócios a serem satisfeitas pelo produto do projeto. Diz-se que o projeto não existe até que um termo tenha sido criado. O planejamento do escopo do projeto é feito através do processo chamado plano de gerenciamento do escopo.
Para isso, tanto o gerente quanto a equipe precisam ter uma visão unificada sobre quais são os componentes do projeto, dos seus requisitos, da expectativa dos stakeholders do projeto, e de