Pauta sobre Ciberespaço
Retranca: O Ciberespaço e suas facetas sociais
Data: 04, 05 e 06 de agosto
Abordagem: Abordagem de temas em relação ao ciberespaço e a sua influência na sociedade, assim como seus diferentes nichos, tribos e grupos.
Roteiro:
Coordenador: Theophilos Rifiotis, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor na Université de Montréal e na Universidad de Buenos Aires. Foi pesquisador convidado em diversos centros na França e no Canadá. Graduado em Ciências Sociais pelo USP, foi para a França para realizar o seu mestrado com uma bolsa do Governo Francês. Retornou então a São Paulo para o seu doutorado. Realizou dois doutorados, um na França e um no Canadá, e no último também conclui seu pós-doutorado.
Sugestão de pergunta-
Ao olharmos brevemente as suas pesquisas, podemos ver o que senhor as direcionou, em grande parte, para um contexto da sociedade urbana. Agora na RBA, está coordenando o tema de Ciberespaço. Poderia nos falar um pouco sobre a relação do ciberespaço com a sociedade urbana? Houve alguma influência notável de um no outro?
GTs do dia 06
Horário: 10h as 12h30
Local: Setor II, sala H9
Sugestão de GTs, entrevistados e perguntas:
“A sexualidade como campo de batalha na internet: grupos religiosos e movimentos feminista e LGBT na luta em torno dos direitos sexuais”
Palestrante: Jair de Souza Ramos, formado em História pela UFF, continuou seus estudos na UFRJ, terminando seu mestrado e doutorado em Antropologia Social lá. Possui pós-doutorado na École Normale Superieure de Paris. Tem seus estudos voltados para o campo das políticas públicas, a antropologia do estado e o pensamento social brasileiro. Seu trabalho na RBA contempla as militâncias de diferentes grupos nas redes sociais e no ciberespaço como um todo. Mais especificamente, sobre a militância de grupos com pensamentos opostos em relação a sexualidade e corpo. Grupo religiosos e grupos progressistas, feministas e LGBT. Anteriormente, ele pesquisou sobre a temática