GERENCIAMENTO DE ESCOPO DE UM PROJETO
Vou explanar aqui algo sobre o gerenciamento de escopo de um projeto.
Em meu ponto de vista, é uma das etapas mais impotante de um projeto. Não deixando de mencionar a importância dos demais, já que são um conjunto e o conjunto constitui o projeto, mas é a etapa onde são colhidas as principais informações por parte dos sponsors e stakeholders. Nessa etapa é definido tudo o que se deseja entregar no fim do projeto. Acredito que seja um dos pontos que requisitam maior atenção.
Segundo o PMBOK Guide (p.370), "o gerenciamento de escopo do projeto incluiu os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso". Em outras palavras, o gerenciamento do escopo do projeto tem como foco principal definir e controlar tudo o que está incluso e o que não está no projeto.
Nokes e Kelly (2012) relata que, caso houver um requisito extra (fora do termo de abertura e da declaração de escopo) e que seja essencial ao objetivo do projeto, a única maneira é adicionar mudanças junto aos stakeholders, de forma autorizada e aprovada.
Após ser definido o plano de gerenciamento do projeto, que por sua vez determinará como o escopo será planejado, executado e controlado, se dá então o que o PMBOK (5º edição) chama de documentação e definição das funções e funcionalidades essenciais do produto e do projeto necessárias para atender as expectativas dos stakeholders. Com as informações coletas, inicia-se a definição do escopo. Onde será a determinação dos requisitos a partir dos objetivos, análise das partes interessadas e análise do produto. Assim sendo, faz-se o desdobramento das atividades, subdividindo-se em pacotes de trabalhos.Para dar continuidade ao processo, precisa-se verificar o escopo, sendo de responsabilidade a aceitação formal por parte dos stakeholders. A EAP é ainda responsável por ser a ferramenta de controle e monitoramento das atividades, visto que é nesta