SOBRE O GERENCIAMENTO DO TEMPO
O gerenciamento do tempo envolve os processos para que o projeto seja finalizado dentro do prazo. Num mundo em que a globalização, a evolução dos meios de comunicação e os progressos da informática trouxeram uma aceleração nos processos de mudança e, as competições estão se intensificando , novas tecnologias estão sendo desenvolvidas, os ciclos de vida dos produtos estão ficando menores e eles estão sendo substituídos com mais frequência, nos falta tempo para realizarmos as nossas atividades dentro do tempo determinado. Então, a gestão e consequente otimização dele é essencial para o sucesso de qualquer projeto.
Segundo Carvalho (http://fgvrj.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582121528/pages/247 ) “O tempo é, antes de tudo, um inimigo de qualquer empreendimento humano. Sendo assim, jamais deve ser subestimado ou ignorado”.
Segundo Valeriano (http://fgvrj.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543004518/pages/173) “Os prazos são restrições vitais para o sucesso. A duração das atividades é estimada e controlada durante a execução, tendo como peça básica um cronograma mestre e diversos cronogramas parciais ou setoriais.”
O gerenciamento do tempo abrange os seguintes processos:
• Planejamento do gerenciamento do cronograma: Ocorre a seleção dos modelos, nível de exatidão a ser adotado, unidades de medida, precisões, tolerâncias, condições e prazos de medidas. Deve estabelecer regras para medir o desempenho.
• Definição das atividades: Identificar as atividades específicas que devem ser executadas para produzir as entregas do projeto. Utiliza-se aqui o planejamento em ondas sucessivas.
• Sequenciamento de atividades: as atividades podem ser sequenciadas através do método PERT- CPM, através do diagrama de rede, que envolve identificar as relações entre as atividades, obter a duração estimada do projeto através do caminho crítico e identificar atividades que possuem folgas e as que, se forem atrasadas, podem causar