Gerenciamento de Escopo em Projetos
Gerenciamento de Escopo em Projetos
Julho de 2013
Nome do Projeto: Criação de empresa de crowdfunding
Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Elaborado por: Gerente de Projetos
Aprovado por: Diretor Executivo
Data: 13/07/2013
Versão: 01
1.1. Justificativa do Projeto
Após décadas de regulamentação e do grande avanço do Terceiro Setor no Brasil, as organizações da sociedade civil ainda enfrentam uma grande barreira para o seu pleno desenvolvimento, ampliação e, consequentemente, uma maior influência no país: a captação de recursos financeiros para implantação e manutenção de suas atividades.
Embora o advento da Responsabilidade Social Corporativa tenha incentivado as empresas privadas a investirem neste segmento e o Estado tenha se movimentado na direção de criar Leis de Incentivos Fiscais para fomentar o setor, as organizações da sociedade civil ainda encontram grande dificuldade para romperem a barreira do start up e, uma vez que conseguem, dificilmente se mantêm por muito tempo.
Esse entrave ocorre, principalmente, devido às exigências cada vez maiores, por parte dos patrocinadores e órgãos públicos, de profissionalização, documentação e controle nas organizações que pleiteiam o suporte financeiro. Soma-se a isso a falta de uma cultura de doação "desinteressada" no país.
A maioria das grandes e prósperas organizações brasileiras do Terceiro Setor possui em sua história o apoio advindo de uma grande empresa, um banco, uma personalidade artística ou esportiva, que financiaram inteiramente o start up ou fomentaram/divulgaram massivamente suas ações. Entretanto, esta não é a realidade da grande maioria das organizações da sociedade civil em nosso país, que sofrem com a falta de gestão profissional e com a enorme dificuldade de financiamento de suas ações.
A Setor 3 - Social Funding surge como uma aliada de pessoas físicas e organizações sociais que se encontram em dificuldade