Motores de combustão interna
.
Professor: Cláudio Santana
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA.
1. UNIDADE DE ENSINO 1.
1.1.
INTRODUÇÃO.
O motor é um dos maravilhosos inventos que proporciona conforto e segurança a nossa vida. Foi com a invenção dos motores que a sociedade pode se desenvolver em todos os campos tecnológicos. O motor é fruto do trabalho de diversos pesquisadores com contribuições de varias ciências. Destacam se as contribuições que levaram os motores a consumirem cada vez menos combustíveis e a poluírem cada vez menos o meio ambiente.
O motor é a fonte de potência de veículos. A potência do veículo lhe dá movimentação, e lhe permite o transporte de cargas (pessoas ou materiais). Portanto, o motor é a fonte de força e movimento de veículos. Quanto maior for à potência do motor, maior será a sua capacidade de carga, e maiores velocidades poderá proporcionar ao veículo. Assim, se é dito que um motor é mais potente que outro, quer dizer que o primeiro proporciona ao veículo uma capacidade de transportar uma quantidade maior de carga, ou de atingir velocidades mais elevadas. Por exemplo, motores de caminhões e ônibus são feitos mais potentes que os de automóveis de modelo popular, pois necessitam de uma maior capacidade de carga. Por outro lado, motores de automóveis esportivos também são mais potentes que os de modelos populares. Motores de automóveis esportivos têm por objetivo atingir maiores velocidades.
Os motores térmicos servem o homem há cerca de 250 anos. Nos primeiros 150 anos esses eram conhecidos como máquina a vapor depois passou a ser chamados de motores de combustão externa. Esses motores utilizavam uma fonte externa de energia para produzir vapor, com a expansão desse vapor trabalho era produzido, após realização do trabalho o vapor era condensado e reaproveitado no próximo ciclo.
Figura 1 – Ciclo de trabalho de uma maquina a vapor.
Figura 2 - Motor naval de tripla expansão usado para propulsionar o SS Christopher