Motores a combustão interna
GRADUAÇÃO: ENGENHARIA MECÂNICA
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA:
CILCO OTTO
Marcos Carinatto
BAURU
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA ENGENHARIA MECÂNICA
MOTERES DE COMBUSTÃO INTERNA:
CICLO OTTO
Trabalho apresentado como Requisito da
Disciplina Atividades Práticas Supervisionadas,
Curso de Engenharia Mecânica, UNIP.
BAURU
2013
_______________________________________________________________
DEDICATÓRIA
Aos nossos familiares pela compreensão diante às nossas ausências e dedicação constante. _______________________________________________________________
AGRADECIMENTOS
Aos nossos professores, coordenador e amigos, a cada dia de convivência um novo aprendizado que levaremos conosco para vida toda.
RESUMO
Os motores a combustão interna que tem por finalidade transformar a energia calorífica da combustão da mistura de ar e combustível, em energia mecânica efetuando o trabalho, tiveram sua evolução através das idealizações motores de Carnot com rendimento máximo. Contudo, segundo Carnot “dos motores térmicos que operam entre as mesmas fontes, nenhum tem um rendimento maior do que o motor de Carnot”. Após algum tempo, Otto idealizou o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha. Os quais se tornaram atualmente a maioria dos automóveis de passeio. A poluição ocasionada pela queima dos combustíveis fósseis mais o declínio de suas reservas, fez com que se pensasse em algo que minimizasse esses efeitos. A partir dessas necessidades surgiu-se o assim biocombustível. Obtidos através de produtos vegetais e animais, constituem uma fonte de energia renovável e com efeitos menos prejudiciais ao meio ambiente. Por esses motivos, e levando em consideração que o petróleo é uma matriz energética finita e cara, os biocombustíveis são, hoje, uma das melhores soluções para o desenvolvimento sustentável mundial.
Palavras Chaves: Motor, Combustível e Petróleo.
ABSTRACT
The