Desmistificando o humanismo de carl rogers
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: Msc. MARISOL PRADO SILVA
TEXTO: ENFOQUE HUMANISTA: A TEORIA DE CARL ROGERS
A Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida pelo psicólogo americano Carl Rogers, surgiu inicialmente como uma forma de ajuda no campo da psicoterapia. Posteriormente o seu campo de aplicação estendeu-se a outras áreas dos relacionamentos humanos, como educação e grupos. Apresentamos, a seguir, um relato sintético da história da abordagem centrada na pessoa, focalizando os aspectos fundamentais do seu desenvolvimento.
* Rochester Society: onde tudo começou
Carl Rogers iniciou seu trabalho como psicólogo em 1928, no Rochester Society for the Prevention of Cruelty to Children, uma instituição pública que atendia crianças sem recursos e suas famílias, encaminhadas pelos tribunais ou pelo serviço social do Estado. Nessa instituição, Rogers trabalhou durante doze anos com psicoterapia, psicodiagnóstico e orientação familiar. Devido ao seu espírito muito pragmático e crítico, Rogers constantemente se questionava se o que ele fazia estava realmente ajudando aquelas crianças e suas famílias. Em conseqüência desses intensos questionamentos, ele foi desenvolvendo uma abordagem em psicoterapia distinta da que lhe havia sido ensinada em sua formação, basicamente psicanalítica.
* Desmistificando a psicoterapia: a gravação pioneira das sessões
Em 1939, como fruto do trabalho desenvolvido em Rochester, Rogers publicou o seu primeiro livro – O Tratamento Clínico da Criança Problema. Devido ao interesse despertado por esta publicação, a Universidade de Ohio contratou-o, em 1940, para ser professor-residente e supervisor de psicólogos em formação clínica. Durante cinco anos, Rogers trabalhou em Ohio lecionando para alunos da graduação e supervisionando os psicólogos que faziam pós-graduação em counseling. Naquela época, a legislação americana não