Gerações no mercado de trabalho
Jenyffer Lipert França
Disciplina: comportamento organizacional
Resumo Neste artigo serão apresentados o conceito de geração, e num contexto laboral, as gerações que majoritariamente ocupam o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Geração, Trabalho, Multigeracional
1 Introdução Num mundo em que a expectativa e qualidade de vida estão com patamares elevados, é cada vez mais comum empresas que possuem em seu plantel trabalhadores de todas as idades. Com este cenário é natural que exista uma certa confusão. Com varias gerações convivendo é preciso compreender suas peculiarides e assim achar um modo de integrar e se dirigir a esse novo universo de força de trabalho.
2 Objetivo Conhecer o que cada geração representa, seus anceios e peculiaridades, para assim compreender e interagir em um ambiente de trabalho multigeracional.
3 Gerações Segundo a teoria de Strauss-Howe uma geração é composta por um grupo de pessoas que nasceram num mesmo periodo de tempo. Esse periodo foi estimado grosseiramentente em 20 anos, supondo que numa vida de 80 anos esses vinte representariam uma das 4 fases da vida ( infancia, jovem adulto, meia idade e velhice). Assim todos aqueles que nasceram na mesma epoca teriam passado pelos mesmos acontecimentos politicos, socias e culturais e teriam portanto conceitos, crenças e habitos em comum. É valido lembrar que as caracteristicas de cada grupo são apenas arquetipos, já que eles variam de acordo com a cultura e lugar onde se vive, e também dificilmente alguem apresentara todas caracteristicas ao mesmo tempo.
3.1 Baby Boomers
Essa geração é entendida pelas pessoas nascidas entre meados da decada de 1940 e meados da decada de 1960. O nome Baby Boomers é devido a rápida expanção demográfica ocorrido após a segunda guerra mundial. Eles dao um grande valor ao sucesso profissional e são mais estáveis no emprego. São viciados em trabalho e se sacrificam por ele. Gostam