Mercado de trabalho x geraçoes
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
ANDRÉ DO EVANGELHO GARCIA
MERCADO DE TRABALHO X GERAÇÕES
Rio Grande
2011
ANDRÉ DO EVANGELHO GARCIA
MERCADO DE TRABALHO X GERAÇÕES
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comportameto Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia, Processos Administrativos e Seminário I.
Rio Grande
2011
1. INTRODUÇÃO
Há algum tempo, esperava-se que com avanço da idade as pessoas mudassem seu comportamento, tornassem-se mais caseiras. Mas uma nova geração de trintões, quarentões, cinqüentões e até mesmo sessentões tem mostrado que é possível envelhecer sem perder o vigor e a juventude. Com o aumento da expectativa de vida, as fases estão sendo redefinidas.
O presente trabalho apresenta as características das gerações Babyboomers, X e Y, bem como as habilidades e competências requisitadas nas organizações para o profissional das gerações citadas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 GERAÇÃO X
Os integrantes a geração X têm sua data de nascimento localizada, entre os anos 1960 e 1980. Esta geração viveu momentos importantes na política: Guerra Fria, o ataque dos Estados Unidos à Líbia e a queda do Muro do Berlim. É a geração da MTV, do Nirvana, das Tartarugas Ninjas e da junky food.
O aparecimento da AIDS em 1981 também marcou a Geração X mudando alguns comportamentos da geração seguinte.
Buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; são pessoas auto-centradas, empreendedoras e extremamente independentes: altamente pragmáticas e orientadas às ações; liderança por competência; grupo mais conservador da força de trabalho. Em meados da década de 1980 surgiu um subgrupo da geração X, os yuppies (jovens