As gerações no mercado de trabalho
No mundo atual percebe-se uma gradativamente mudança no mercado de trabalho, onde as gerações se encontram neste ambiente de trabalho, as diferenças entre elas são evidentes, visto que cada uma apresenta um modelo mental distinto, uma educação, valores, momentos e histórias diferentes, convivendo ao mesmo tempo, em um mesmo lugar com o mesmo objetivo de produzir e de gerar resultados.
As gerações são produtos de fatos históricos que influenciam profundamente os valores e a visão do mundo. Esses eventos moldam profundamente as pessoas, suas idéias sobre instituições, autoridade, dinheiro, família e carreira e também moldam o comportamento.
Este trabalho busca explicar um pouco sobre o perfil de cada geração, perfil de liderança e de uma maneira geral como essas gerações se comportam nas organizações.
CONCEITOS E DEFINIÇÕES DAS GERAÇÕES
O conceito de gerações engloba o conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico, determinando comportamentos e causando impacto direto na evolução da sociedade.
O interesse no estudo sobre o tema nasceu da necessidade percebida pelos gestores em amenizar o conflito de gerações presente nas empresas, já que há profissionais de diferentes faixas etárias convivendo juntos no ambiente de trabalho.
Hoje em dia, há diversos especialistas ao redor do mundo que realizam essa busca mais profundamente, definindo os fatores que impulsionam cada geração, já que não é possível fazer uma única análise para todas as culturas.
É por esse motivo que, com as discussões geradas no blog, procuramos entender de que maneira o assunto é estudado mundialmente, estimulando cada país a entender suas gerações e papéis de acordo com a análise de sua própria história.
Certamente, após muito estudo e dedicação, chegaremos a um maior entendimento sobre as gerações, já que todas elas transgridem e ousam para buscar o novo, mas de diferentes formas. O importante é encontrar quais os momentos da