gerações no mercado de trabalho
As empresas do século precisam enfrentar o árduo desafio de achar um ponto de equilíbrio para que esta convivência seja harmoniosa.
Para que possamos relatar sobre as gerações precisamos melhor compreende-las.
Na metade da década de 40, se encerrou a 2º Guerra Mundial e nos Estados Unidos nasceu uma geração. Com a volta dos soldados, muitas mulheres engravidaram ocasionando o boom de bebês. O baby boomer no âmbito profissional busca construir uma carreira sólida, com a ideia de fidelidade à empresa no intuito de permanecer por muito tempo na instituição. Já a geração X é marcada por acontecimentos políticos e sociais, como por exemplo, impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, a queda do muro de Berlim. A geração passa a ter um maior contato com a tecnologia.
Este tipo de profissional trabalha na maioria das vezes no intuito de ganhar dinheiro; além de se mostrarem apegados a títulos e cargos apresentam mais resistência para a tecnologia e não tem tanto entusiasmo em buscar a inovação e estar sempre conectados.
Em meados dos anos 90 o Brasil adere o plano real possibilitando uma democracia e economia mais aberta. E a internet abre as portas do mundo para a geração Y.
Geração esta conhecida como geração da internet, tem a necessidade de uma evolução imediata, o diferencial deste tipo de profissional é a fácil identificação com os valores da instituição, os desafios nas funções desempenhadas são realizações profissionais, são profissionais impulsivos, impacientes que querem subir na carreira rapidamente e constantemente sem abrir mão dos desafios.
Notamos que há abismos culturais entre as gerações e com o avanço da tecnologia muitas coisas mudaram no ambiente profissional e o que fica para as empresas é o cuidado de administrar de forma que todas as gerações possam trabalhar na aérea onde