Geografia - do tradicional ao contemporâneo
Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: Escola Espaço Político Pedagógico II
Docente: Fábio José Paz da Rosa
Discente: Karoline F. L.
Geografia, do tradicional ao contemporâneo
Duque de Caxias
2013
1. Introdução
O ensino de Geografia nas escolas sempre foi visto pelos alunos como algo desnecessário. Os alunos não conseguem ver a utilidade prática daquela matéria no seu cotidiano e por isso a recebem com desinteresse, como mais uma matéria para preencher o tempo na escola. A geografia há muitos anos é ensinada de forma tradicional, o que leva os alunos a memorização já que não conseguem fazer uma assimilação do conteúdo com a realidade.
A utilização em excesso do livro didático para aplicação dos conteúdos que desconsidera as relações locais e sociais dos alunos, dificulta esse processo de aprendizagem. Assim a geografia escolar não tem dado aos alunos a oportunidade de adquirir os conhecimentos geográficos de forma a compreendê-los e utiliza-los como instrumento de pensamento e como parte da formação de indivíduos críticos e cidadãos que intervém positivamente na sociedade. (PIRES, 2012, pág. 2)
Como diz CAVALCANTI (2002) o ensino da geografia tem como finalidade trabalhar o aluno com suas referencias adquiridas na escola e sintetizar em contato com a sociedade, com o cotidiano para assim criar um pensar geográfico que leve em consideração a análise da natureza com a sociedade e como estas se relacionam e quais as dinâmicas resultantes deste relacionamento.
2. Como o impossível se torna possível
Para começar o presente artigo, é necessário saber que projetos bons de educação já foram postos em prática e já deram certo, não somente em outros países, mas também no Brasil.
Nos anos 60, vários projetos foram criados e colocados em pratica no nordeste, mudando completamente a forma de educar