Fichamento de Concepções de geografia e de geografia escolar no mundo contemporâneo. Autor: Lana de Souza Cavalcanti
Título: Concepções de geografia e de geografia escolar no mundo contemporâneo
Objetivos do texto: Mostrar como a geografia escolar se diferencia da acadêmica e como as duas se relacionam no mundo contemporâneo. Fala sobre os objetivos da geografia escolar e de algumas preocupações teóricas relacionadas ao seu ensino.
Resumo:
A globalização é um fenômeno que nos obriga a considerar a construção de espaços de relações mais integrados em que estão profundamente interrelacionados local/regional e o global.
Aexperiência da globalização acentuou dos fenômenos: a homogeinização dos espaços da sociedade e a ampliação das desigualdades.
Desenvolvimentodas chamadas tecnologias da comunicação e da informação.Com a globalização se torna possível presenciar todos os fenômenos e acontecimentos.
Acomunicação de massa tem levado a um processo de homogeneização cultural.
Aspectos desse contextohomogeinizador estão presentes de algum modo em todas as cidades, o que acaba por padronizar aspectos do cotidiano das pessoas que ali vivem.
Constata-se também uma diversidade dos grupos que nela vivem, uma multiplicidade de redes sociais, e manifestações culturais.
Porisso, destaca-se que a sociedade urbana tem se tornado mais complexa, mais individualizada e mais multi eintercultural. E nela, os comportamentos urbanos diversificaram-se, ao passo que algumas pautas culturais globalizaram-se e homogenizaram-se.
Outracaracterística ainda é o multiculturalismo, que pode ser destacado como uma intensificação da convivência entre povos de diferentes partes do mundo e com diferentes culturas ocasionados pela maior comunicação entre as pessoas do mundo inteiro, pelo maior deslocamento dos povos e pela facilitação relativa à entrada e saída de países em diferentes regiões.
O contexto atual é na verdade, um de uma nova cultura, de novos processos de identidade civil de um novo espaço, de uma nova territorialidade ou de uma