kant, Immanuel
João Pessoa, PB, DGEOC/CCEN/UFPB – http://www.okara.ufpb.br
CONCEITOS DE GEOGRAFIA DE KANT: e sua relação com o pensamento geográfico recente MAY, J. A. Kant’s concept of Geography: and its relation to recent geographical thought. Toronto, University of Toronto Press, 1970.
Andréa Leandra Porto Sales
Universidade Estadual Paulista
Este livro é uma versão da tese de doutorado apresentada a Universidade de
Toronto, em dezembro de 1967, por John May como resultado de suas análises acerca da natureza da geografia, do desenvolvimento da sua epistêmé e da contemporaneidade de seus conceitos.
O autor faz uma exposição sobre a origem e desenvolvimento dos conceitos geográficos – relação espacial, meio ambiente e região – considerados por ele como conceitos básicos da geografia. Para tanto, estabelece uma comparação entre o entendimento contemporâneo destes conceitos com a filosofia de
Immanuel Kant: o qual afirma ser uma das grandes figuras calidoscópia do
Pensamento Ocidental com importantes contribuições para a epistemologia geográfica. Estruturada em dez capítulos, mais uma tradução do curso de Geografia Física de
Kant na Universidade de Konigsberg, a tese discorre sob cinco questionamentos:
a) qual a origem das ideias de Kant sobre geografia? b) como estas ideias estão desenvolvidas nos seus pensamentos? c) que influência elas tiveram? d) qual o significado de Kant para a geografia? e) como estas ideias podem ser experimentadas de forma adequada na geografia moderna? Dessa forma, abre‐se uma polêmica sobre a relação da geografia com a filosofia, a posição da geografia na ciência, o método em geografia e sua relação com as outras ciências modernas.
Com um referencial teórico que