immanuel Kant
Neste trabalho, veremos a historia de Immanuel Kant, um filósofo alemão do século XVIII, que com seus estudos, trabalhos e suas inspirações, desenvolveu pensamentos nas áreas da epistemologia, ética e Metafísica, assim tornando-se um dos maiores filósofos de todos os tempos.
Immanuel Kant Immanuel Kant foi um filósofo alemão, considerado um dos maiores da história e um dos mais influentes no ocidente da era moderna. Ele foi o fundador da filosofia critica. Nasceu no dia 22 de abril de 1724 e morreu em 1804, era filho de um negociante de origem escocesa, veio de família pobre e foi criado no seio da religião protestante, segundo o qual a verdadeira religiosidade baseava-se na autonomia da consciência, na piedade particular e nas obras de misericórdia, sendo o dogma secundário ou supérfluo. Ele levou numa vida monotoma, nunca saiu da sua cidade e assim realizou muitos trabalhos sobre ciência, fisica e matematica.
Kant começou sua carreira estudando geografia, física e matemática na Universidade de Königsberg. Em 1755, começou a ensinar Ciencias naturais exercendo a profissão de professor na mesma instituição. Foi nomeado Professor Catedrático da Universidade em 1770.
A obra de Kant foi dividida em duas principais fases: pré-crítica e crítica.
A fase pré-crítica (período que durou até 1770) diz respeito à filosofia conhecida como dogmática - as ideias colocadas apresentam-se como certas e
indiscutíveis - recebeu influência de Leibniz (filósofo, cientista, matemático, diplomata alemão) e Descartes (filósofo, físico e matemático francês). Elaborou a teoria da formação do sistema solar, conhecida como Hipótese Kant-Laplace, destacando “A Historia Universal da Natureza” e “Teoria do céu”, de 1775.
A segunda fase fala sobre o período em que se sai do transe da “letargia dogmática” graças ao choque que a filosofia do famoso filósofo Hume provocou.
Assim, para Kant, o espírito ou razão modelava e coordenava as sensações, sendo