Geografia uma pequena história crítica
Autor: Antônio Carlos Robert Morais.
Capítulo I
O Objetivo da Geografia
A introdução desde capítulo vem a questionar - o que é geografia? – parece simples, mas refere-se a um conhecimento polêmico. Na antiguidade qualquer indivíduo poderia dar uma definição, sobre este significado , ou faria definições que eram adicionadas.
A definição mais usada do que é que é geografia, se refere ao estudo da superfície terrestre. Sendo a superfície da terra uma área privilegiada, caberia a geografia descrever e analisar todos os seus fenômenos. Para este autor, existe duas classes de ciências, as especulativas e as empíricas , dividindo a geografia em humana e física . Como a geografia é uma ciência diversificada e descritiva em que busca uma visão conjunta do planeta. Alguns escritores falam sobre outro significado da superfície terrestre , como a biosfera , ou a crosta terrestre . enfim a superfície da terra é uma das linhas do pensamento geográfico .
Outra definição da geografia se trata ao estudo da paisagem com elemento da discussão das formas morfológicas e o seu funcionamento. Esta seria um organismo com funções vitas de interação ecológica. A ecologia é introduzida na geografia buscando a interação dos fenômenos distintos de uma determinada porção do espaço.
Outra questão que propõem a geografia é o estudo da individualidade dos lugares como foi colocada pelos autores Heróddo e Estrabão nas regiões por onde andaram mostrando aspectos sociais e naturais, e assim, deram o ponto de partida para a geografia regional.
A geografia também é definida como estudo a diferenciação de áreas; na qual visa a individualização das áreas, e compará-las as outras. Outro sentido para a geografia se refere ao espaço. Este conceito é vago e torna um aspecto problemático, porque vem da explicação , o que se entende por espaço. Existe três possibilidades mais usadas, em tentar explicar o que venha a ser espaço: O espaço é