FICHAMENTO Geografia: pequena história crítica.
MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec,
1984.
“A questão que introduz este volume – o que é Geografia? – aparentemente é bastante simples, porém refere-se a um campo do conhecimento científico, onde reina enorme polêmica.” P.4.
Essa afirmação é feita devido à indefinição do objeto de estudo da disciplina e pelas varias definições a ela atribuídas.
“Alguns autores definem a Geografia como o estudo da superfície terrestre.” P.4.
Esta definição é muito aceita, porém, bastante vaga, já como a Geografia vai muito além do estudo da superfície terrestre. Essa definição se apoia no significado da palavra
Geografia que é, descrição da Terra, desta forma a função da Geografia seria estudar os fenômenos que ocorrem ou que já ocorreram na superfície do planeta, ou seja, ela seria uma ciência de síntese.
“Outros autores vão definir a Geografia como o estudo da paisagem.” P.4.
Para estes autores a analise geográfica estaria restrita aos aspectos visíveis da realidade. “Uma outra proposta encontrada, na verdade uma variação sutil da anterior, é a daqueles autores que propõe a Geografia como estudo da individualidade dos lugares.” P.4.
O objeto de estudo da Geografia seria o estudo de todos os fenômenos em uma determinada área da superfície terrestre, ou seja, compreende a individualidade da área estudada, esta área de estudo foi mais desenvolvida e atualmente é chamada de Geografia
Regional.
“A definição de Geografia, como estudo da diferenciação de áreas, é uma outra proposta existente.” P.5.
Esta definição tem um caráter comparativo, ou seja, o estudo da Geografia se daria através da comparação entre regiões que serviria para diferenciar uma das outras.
“Existem ainda autores que buscam definir a Geografia como o estudo do espaço.” P.5.
Esta concepção é minoritária e foi pouco desenvolvida pelos geógrafos, devido ser bastante vaga e ter aspectos