Genero e Raça
1 Histórico
O termo raça advém do latim ratio, que tem como significado a sorte ou a categoria. A primeira conceituação do termo raça foi associado à classificação de espécies animais e vegetais.
No contexto da Idade Média, durante os séculos V ao XV o termo raça é definido através de descendência, características físicas comuns. Durante a idade moderna nos séculos XVI e XVII, o conceito de raça era definido a partir das relações existentes entre as classes sociais, na Europa.
O conceito de gênero já existia na era das cavernas, o desempenho das funções foi definido da seguinte forma, o homem destinava-se à caça e a mulher ocupava-se do desempenho das funções domésticas tais como, o cuidado dos filhos. Com o passar do tempo, o senso comum, o conhecimento baseado em crenças, costumes e tradições, atribua sensibilidade às mulheres em relação à agressividade masculina, na década de 1930.
Podemos conceituar como diferenças entre os gêneros. Dentre muitos estudos realizados ao longo da história, é possível identificar as diferenças entre os gêneros ligadas mais ao aspecto cultural. As referências transmitidas e assimiladas interferem mais na vida e nos costumes de um indivíduo do que o determinismo natural.
1.1 Iluminismo
O iluminismo ocorreu no século XVIII, ele é um movimento que tinha como objetivo racionalização, e por meio da razão e no poder que ela estabelece resolver as questões vigentes da sociedade, influenciou o modo de vida europeu.
Com a influência do Iluminismo, a ciência passou a ser um elemento importante nas formas de obtenção de conhecimento. Com isso, o caráter teológico perdeu força e uma nova conceituação de raça foi estabelecida. A cor da pele tornou-se um critério básico na diferença das raças.
1.2 Apartheid
O apartheid, termo africâner que quer dizer separação, surgiu oficialmente na África do Sul em 1944, e serve para designar a política de segregação racial e de organização territorial aplicada