Energia Nuclear
ENERGIA NUCLEAR
PONTA GROSSA
2014
Sumário
1. Contexto Social
A radioatividade foi descoberta por Henri Becquerel, em 1896. Desde então os estudos e pesquisas a respeito desse tema tem sido discutido até os dias de hoje. Descobriu- se ainda que a radiação podia de alguma forma ser aplicada na a indústria e também na medicina para o tratamento de doenças como o câncer.
O Governo Britânico passou a estudar e aplicar essa radioatividade em reatores com a segunda Guerra Mundial 1939- 1945 a fim de criar um arsenal bélico de armas nucleares.
Em 1941 os Norte- americanos iniciam um programa nuclear, e logo em seguida em 1942 Enrico Fermi juntamente de outros pesquisadores e estudiosos criam o primeiro reator nuclear nos Estados Unidos.
Em 1954 é criada a primeira Usina Nuclear do mundo, ela era localizada no Mar da Irlanda no Reino Unido e se chamava Calder Hall. Esta ficou ativa durante 58 anos até ser desativada em 2003 e demolida em 2007.
A calder Hall tinha como foco principal a produção de plutônio para a confecção de armas nucleares e bombas atômicas. Somente em 1995 o governo britânico decide interromper a produção para fins bélicos e sim investir na produção de energia elétrica usando da energia nuclear para a produção da mesma.
A tecnologia usada naCalder Hall era Magnox que foi desenvolvida pelos britânicos. Atualmente existem 26 usinas com a mesma tecnologia no Reino Unido, uma no Japão e uma na Itália, além de algumas na Coréia do Norte.
2. História
O primeiro modelo de átomo foi apresentado por J. J. Thomson - "pudim de ameixas”, onde existia um corpo positivo (pudim) incrustados de esferas negativas (ameixas). Thomson iniciou estudos do elétron juntamente com Loreniz, dividindo o Premio Nobel em 1906. Por intermédio da utilização de campos elétricos e magnéticos, determinou a relação entre a carga e a massa das partículas constituintes dos raios catódicos, e