clima organizacional
2.1 CONCEITUAÇÃO
O clima Organizacional não e algo simples de se analisar, porque na maioria das vezes ele se apresenta difuso, mas se mostrando claro aos olhos dos que procuram avalia-lo e entende-lo.
Para tornar mais compreensível a abordagem do tema em questão importante a definição de Clima Organizacional. Dentre as definições encontradas na literatura, podemos definir segundo CHIAVENATO (1999,P.440),”O clima organizacional reflecte o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.
Para Flávio De Toledo E Benedito Milion,”Clima Organizacional e um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.
De acordo com Bergamini e Coda (1997,p.98),”Clima Organizacional nada mais e do que indicador do nível de satisfação (ou de insatisfação) experimentado pelos empregados no trabalho”.
Na opinião do professor George H.litwin,o Clima Organizacional e a qualidade do ambiente dentro da organização como ele e percebido pelas pessoas sendo que essa percepção influenciara no comportamento das mesmas.
O consultor norte-americano Stanley M. Davis diz que: “Clima Organizacional e uma avaliação de ate que ponto as expectativas das pessoas está sendo atendido dentro da organização”.
Warren G. Bennis,outro consultor norte-americano diz: Clima Organizacional e um conjunto de valores ou atitudes que afectam a maneira como as pessoas se relacionam uma com as outras e com a organização”.
De acordo com Oliveira (1995,p.47),”Clima Organizacional e o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influencias surgidas, e