genero textual -anuncio publicitario
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
CONCEITO GERAL
O gênero textual anúncio publicitário pertence à ordem do argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação (revista, jornal, TV, rádio), usa a linguagem verbal e a linguagem não verbal com recurso básico de persuasão.
Dependendo do público-alvo e do veículo comunicativo o texto publicitário, cujo único objetivo é alvo persuadir o consumo de uma ideia ou produto, vai lançar mão de recursos específicos: argumentativos, persuasivos, verbais, não verbais e até intertextualidade e figuras de linguagem como a metáfora.
Um dos recursos verbais muito usados para persuadir, estimular, induzir, convencer o interlocutor (alvo) é o modo verbal imperativo que age no consumidor como se fosse uma ordem inconsciente.
ESTILOS DE LINGUAGEM
A linguagem, necessariamente, precisa não somente ser clara e objetiva, mas também, bastante atrativa. Para tanto, torna-se indispensável o predomínio de uma linguagem não verbal se ESTRUTURA
Título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto que está sendo anunciado. Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.
Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e caracteriza o produto.
Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento, como por exemplo:
CONTEÚDO DO
ANÚNCIO
-
Oferta do produto;
-
Estilo;
-
Propósito;
-
Mensagem;
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
O anúncio publicitário impresso surge de uma necessidade de comunicar