Construção Orçamento
NOÇÒES PRELIMINARES:
Na elaboração de um trabalho de apropriação de áreas, volumes e quantidades componentes de determinado projeto de obra, é aconselhável a adoção de critérios básicos que completem os levantamentos propostos, como a seguir:
ÁREAS
Em todos os serviços de levantamento, considera-se como "área" toda a superfície que, contida em projeto, se possa "varrer".
Não se admitem acréscimos ou decréscimos percentuais a estas áreas, seja a que título o pretexto for, assim como não devem ser, em hipótese alguma, considerados valores de áreas diferenciadas para terraços cobertos ou descobertos, varandas, áreas de circulação, garagens , pátios e outros paramentos contidos em projeto para fins da apropriação que será objeto de orçamento ou estimativa da obra.
ESTIMATIVA:
É a apuração de custos de determinada obra considerando o levantamento de áreas, volumes e quantidades contidas em projetos básicos de arquitetura, quando ainda não estão definidos os projetos complementares hidrosanitários, elétricos, mecânicos, de estrutura e fundações.
O técnico encarregado destes trabalhos tem condições de avaliar a quantificação de "pontos" de utilização de água e esgotos, assim como de sistemas elétricos em geral.
O arquivo de Composições de Custos que completa esta obra, tem discriminação detalhada e específica para estes casos, como adiante se discriminam, organizados em forma de "ambientes" como pode ser observado nas Composições de Custos contidas nos Grupos 051, 052 e 066.
ORÇAMENTO:
Em uma obra, o Orçamento é o resultado dos mesmos levantamentos de áreas, volumes e quantidades, porém agora , com a apropriação de volumes e quantidades contidas em projetos complementares, que terão tratamento idêntico, para todos os estágios de obras e serviços contidos em cada projeto.
CUSTOS DIRETOS :
São assim denominados os valores que representam