Orçamento na construção civil
Elaborar um orçamento, para a formação de preço de obras, sempre representou motivo a mais de preocupação para as empresas do ramo da construção civil. A grande quantidade de empresas no mercado e com o aumento da competitividade entre as mesmas, cada vez mais se evidencia a necessidade de melhoria dos seus processos de gestão.
A sistemática de formação de preços de obras empreitadas no setor é o objeto de estudo deste trabalho.
Neste trabalho irá se levar em consideração os insumos, os serviços de construção prestados, assim como os encargos sociais envolvidos.
Levantar as considerações do orçamento de construção, através de um projeto de execução de obra.
Os sistemas hoje existentes para avaliar os custos de um empreendimento no setor da construção civil estão cada vez mais sofisticados, permitindo a manipulação de um conjunto enorme de informações e composições unitárias de serviços.
No entanto, após do cálculo dos custos diretos para construir, as empresas construtoras, de uma forma geral, formam seus preços de forma elementar, ou seja, pela simples agregação de uma porcentagem sobre o custo. No Brasil, esta porcentagem é conhecida como BDI (Benefício e Despesas Indiretas). Os preços formados desta maneira, certamente não compreendem todos os riscos envolvidos nessas operações.
Um eficiente sistema de formação de preços deve inicialmente considerar todas as peculiaridades e características da construção civil, para, a partir daí, criar mecanismos de melhoria desse processo com informações capazes de sustentar com qualidade suas decisões.
Este trabalho tem como objetivo expor e analisar o problema da formação de preços de obras empreitadas na construção civil, apresentando uma sistemática e uma simulação numérica, a partir de um modelo matemático, que busca o "preço para contratar" e demais pontos importantes a serem considerados numa obra.
2. ORIGEM DA ORÇAMENTAÇÃO
A história da organização do trabalho, e sua mensuração,