Câmera escura
Câmera na lata:
Esta câmera foi uma das primeiras invenções, não possuía lente por isso sua imagem não era tão nítida. A câmera foi construída com uma lata de metal, onde tira-se a tampa e no lugar é colocado uma folha de papel vegetal, onde será refletida a imagem. Para que a luz reflita é feito um buraco (com um prego) no lado contrário ao papel vegetal.
A imagem fica invertida pois os raios de luz da imagem se cruzam no orifício, ou seja, os raios da parte de cima se cruzam com os da parte de baixo, deixando a imagem invertida no interior da câmara. Sendo assim em uma câmara escura a imagem sempre será invertida.
Só é possível a visualização da imagem em um ambiente totalmente escuro.
Caixa de sapato:
Esta câmera é uma evolução da câmera na lata, pois seus inventores utilizaram a lente para que a imagem fique mais nítida. A câmera foi construída com uma caixa de papelão, de um lado recorta-se um quadrado e coloca-se uma folha de papel vegetal. No outro lado é posto a lente com o foco adequado para o tamanho da caixa. Na hora da construção é preciso tomar cuidado para que a luz não passe por nenhum orifício. Ao contrário da câmera anterior, esta é visualizada na luz do sol.
Câmera escura (interior da caixa):
Nesta câmera é utilizada uma caixa de papelão onde caiba uma pessoa em pé ou sentada, é necessário que tenha um espaço acima da cabeça da pessoa onde terá um furo, por qual passará a luz. Na “parede” em frente a pessoa será colocado uma folha branca onde será refletida a luz.