Câmera Escura
Câmera Escura ou Câmara Escura é um tipo de aparelho óptico baseado no principio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no inicio do século XIX. Ela consiste numa caixa com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.
Apesar de não haver certezas, o filósofo grego Aristóteles, é o mais provável inventor da Câmera Escura, segundo alguns historiadores.
Tudo terá tido início quando Aristóteles observou no solo a imagem do sol, que se projetava através de um pequeno orifício da folha de um plátano. Além desta descoberta, verificou que quanto menor fosse o orifício, mais nítida seria a imagem.
O funcionamento da câmara escura é de natureza física. O princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passem pelo orifício da câmara sejam projetados no anteparo fotossensível na parede paralela ao orifício. Esta projeção produz uma imagem real invertida do objeto na superfície fotossensível. Quanto menor o orifício, mais nítida é a imagem formada, pois a incidência de raios luminosos vindos de outras direções é bem menor.
Conclusão
Nesta pesquisa conclui que a Câmera Escura é um aparelho óptico, foi inventada no século XIX pelo filósofo grego Aristóteles e seu funcionamento é de natureza física produzindo uma imagem real invertida.
ITB Brasílio Flores de Azevedo
Câmera
Escura
Nome: Nº: