NAP de Liderança e Inovação - FGV
Líderes possuem uma clara visão da organização e o direcionamento a ser dado. São capazes de comunicar esta visão para partilhála com outros. E desse modo, conseguem que trabalhem juntos como uma unidade, cada um dando o melhor de si para a realização dessa visão.
Um líder com intenção de servir pode proporcionar esperança e ser um exemplo para aqueles que estão em busca de direção e objetivo para suas vidas e desejam realizar e colaborar. Nenhuma empresa pode funcionar com sua capacidade plena sem que seus funcionários confiem nos acordos e nos compromissos assumidos por seus líderes. Os líderes devem manter as promessas feitas aos seguidores, mesmo que isto represente sacrifício e risco pessoal.
Líderes servidores ouvem e aprendem com aqueles que são liderados.
Eles circulam, conversando e ouvindo pessoas em todos os níveis da organização. Devem estar dispostos a se colocar no lugar das outras pessoas. Por fazerem acontecer através das pessoas, os líderes devem ser generosos na delegação de autoridade e responsabilidade. Usurpar a capacidade de um subordinado tomar uma decisão consiste em grave erro e uma injustiça do superior (Pollard, 1996).
Como elucida Decrane Jr. (1996), embora existam numerosas variações no estilo de liderança e abordagens distintas, os atributos fundamentais permanecem constantes na sua maior parte. Estes atributos essenciais são por ele divididos em quatro áreas básicas: caráter, visão, comportamento e confiança. A seguir esses atributos estão explicados detalhadamente:
- Caráter
Líderes verdadeiros são justos e honestos, e não apenas em virtude das leis e dos regulamentos; eles são éticos, abertos e fidedignos. Vitórias de curto prazo podem ser alcançadas sem estes atributos, mas a liderança duradoura e o sucesso – em qualquer nível – são impossíveis sem eles.
Estes traços fundamentais e básicos se desdobram em outras características.
- Visão
Os líderes que serão seguidos conseguem