Trabalho louco
Para tratar o relatório de uma maneira diferente, é utilizar a definição dos termos para melhor expressar-se, tanto na própria pesquisa, para si e outras pessoas quanto para exibir os resultados obtidos.
Começando pelos sinônimos ideia e concreto, mas não se tratando da ideia ou conceito visual, e sim como a pessoa ou coisa é realmente. Para fácil compreensão de tudo que se relaciona com pessoas ou coisas. Nesse sentido, conceito é o antônimo de juízo, já que “produto” e “funcional” estão relacionados a conceitos, então a frase “este produto é funcional” está do lado do juízo, querendo manifestar assim, uma relação entre conceitos.
Todavia, gerar um conceito é um processo gradativo, que demanda tempo e experiências vivenciadas, além da “nossa capacidade de reflexão comparando e relacionando os novos elementos que iam sendo adquiridos, com os antigos, que já possuíamos” (RUIDO, 2007, p. 23).
2 - O uso dos termos
Cada pessoa pode ter um conceito diferente de um mesmo objeto, ou um mesmo conceito pode ser apresentado de diversas maneiras. Os conceitos são compreendidos através da apresentação de características, quanto mais, melhor. Por outro lado, existe a “extensão de um conceito” (RUIDO, 2007 p.25), que quanto maior é a aplicação deste, mais abrangente é o tema abordado, por consequência, menor a capacidade de compreensão.
È imprescindível que um indivíduo não só saiba conceitos, mas também que tenha “conceitos adequados, claros e distintos” (RUIDO, 2007, p. 25, grifo do autor). Um conceito adequado é aquele que são descritas todas as suas características, como exemplo: “Aquele aluno tira boas notas” (RUIDO, 2007, p. 25) porque ele é responsável? Ou é aplicado nos estudos? Etc. Um conceito claro não deixa margem para “duplos sentidos”, como no exemplo do próprio autor, o aluno pode colar para tirar boas notas ou mesmo ter “chutado” as questão de uma prova e ter boas notas. Um conceito distinto é quando apresentado suas