Profissionalização da Gestão Pública
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar os processos de profissionalização da gestão utilizados por uma universidade pública federal como ferramenta de gestão para superação dos entraves burocráticos e personalistas ainda existentes. Na perspectiva da modernização da gestão pública nessa instituição de ensino, fez-se uma revisão bibliográfica de textos a respeito dos tipos de gestão observados na trajetória da administração pública brasileira, desde a administração patrimonial até a administração pública gerencial. Nesse contexto, analisou-se o processo de introdução da profissionalização da gestão pública em uma Instituição Federal do Ensino Superior no sul de Minas Gerais. A profissionalização da gestão é de fato uma das saídas para a melhoria dos serviços públicos e para uma governança pública democrática duradoura. Nesse sentido, as iniciativas de profissionalização da gestão dessa universidade podem contribuir, significativamente, ao longo do tempo, para a excelência dessa instituição no ensino, na pesquisa e na extensão.
Palavras-Chave: administração pública; profissionalização; modernização da administração; reforma da administração pública; eficiência.
1. Introdução Ao longo dos anos a profissionalização da gestão pública passou a ser tratada como um dos principais pilares para melhoria da qualidade do serviço público no país. Sua abordagem tem evoluído desde a adoção da burocracia até as reformas ocorridas no país a partir de meados da década de 1990. Para Abrúcio (2007) a profissionalização do serviço público é um dos quatro eixos principais para a modernização da administração pública brasileira, o que reflete diretamente na boa governança pública. Mesmo com essa relevância, existem poucos estudos a respeito do assunto em nossa literatura, por isso, torna-se de grande importância o estudo e desenvolvimento desse tema.
O profissionalismo está intimamente ligado ao