O Trabalho em Equipe Philippe Perrenoud
Perrenoud, Philippe
- Equipe pedagógica entre a coordenação das práticas e team teaching.
Definição do dicionário: Grupo de pessoas que agem juntas, colaboram em um mesmo trabalho (lindo e abstrato).
Determinada em função do modo de formação, da liberdade de entrar e sair, de idéias. Importante é que as pessoas acreditem ganhar ou perder em função do modo de trabalho.
- Trabalho assalariado, dois extremos
Equipe voluntária: turista, jogo, orquesta
Equipe assalariada entre dois extremos:
- Em um extremo: as equipes constituída por poder hierárquico exterior, abandona ou saem se não quiserem fazer parte da equipe;
- Em outro extremo: constituída por escolha mutua, não são obrigados a trabalhar juntos com parceiros que não escolheram.
- Situações intermediárias: penalizam os que querem trabalhar sozinhos.
Composição dos grupos: livre escolha até imposição autoritária, passando por semi obrigatórias: leva em conta os horários as competências, exigências do cargo.
Equipes autoritárias: pouco qualificadas não tem liberdade.
- E na escola?
Não é fabrica. Pressupõe que quem esta lá optou por esse modo de trabalho. Mentira. Não passam de artefatos administrativos, impõe ao corpo docente que consideram como equipe uma cooperação contra vontade, isso mais desestimula do que fortalece a equipe. Impõe o trabalho em equipe sem direcionar atitudes e comportamentos, impõe por decreto uma cooperação e um diálogo. Letra morta, os interessados não aderem, não partiu deles. Hargreaves chama de colegiatura forçada: texto imposto a todos os estabelecimentos de ensino, diretores centralizadores, são equipes que não se pretende saber o que eles pensam. Três situações tipo:
-Equipe imposta: supõem-se que os professores trabalhem juntos mas a equipe só funciona no papel.
-Equipe autorizada/ estimulada: não são obrigadas a trabalhar juntos, são convidados, são estimuladas a fazer junto, forma moderna e