Intergenericidade na publicidade
Raphael Michels Fantinato de Moura
Deysiane Oliveira da Silva2
Introdução
Abordaremos, neste trabalho, a Intergenericidade e a sua atuação nos anúncios publicitários. Para entender tal conceito, é necessário compreender que os gêneros textuais são estruturas maleáveis, que podem tanto apresentar outro gênero em sua forma (Heterogeneidade) quanto exercer a função de outro, chamada de Intertextualidade Intergêneros (KOCH, 2006) ou Intergenericidade (MARCUSCHI, 2002).
A Intergenericidade exerce grande influência no gênero anúncio, com maior ênfase na publicidade, pois esta tem fins comerciais, com o objetivo de persuadir seu leitor a consumir determinado produto ou serviço; diferente da propaganda, que busca não só a divulgação de produtos, mas também de ideias e valores.
Assim, como qualquer outro gênero textual, o anúncio publicitário deve apresentar uma forma (estrutura), um conteúdo e um estilo, que vão caracterizá-lo, padronizá-lo e tornar possível sua identificação.
1. Intergenericidade
A compreensão sobre Intergenericidade começa a ser definida em função do que se entende por gênero. Os gêneros vivem em constantes mudanças, Marcuschi (2002, p. 19) afirma que os gêneros:
Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos. Surgem emparelhados a necessidade e atividades sócio-culturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.
E essas variedades acabam possibilitando aos gêneros, a inovação e incorporação de outros em sua forma, por não haver rigidez e nem limitações em seu uso.
Então podemos dizer que a expressão que mais se adéqua ao fenômeno de um gênero que tem a função de outro é a Intergenericidade, que é um recurso na construção de texto e que é usado com criatividade pelo produtor para