L Ngua Portuguesa Exerc Cio 2
Exercício - n° 2
1) A noção de gênero ligada à tradição ocidental é bastante distinta daquela usada atualmente por tantas disciplinas, como a Teoria da Literatura, Sociologia, Análise do Discurso, etc. Qual é a principal diferença entre a concepção “tradicional” e a “contemporânea”?
Da “concepção tradicional” do conceito de gênero, podemos dizer que ela se inicia com Platão e Aristóteles e se direciona mais aos textos literários, e têm uma ênfase ao estudo de estratégias e estrutura dos gêneros (Estudo esse que começa com Aristóteles e é desenvolvido ao longo da Idade Média). Se tratando da “concepção contemporânea”, a primeira mudança é no foco dos estudos, que se torna multidisciplinar, e não somente voltado aos estudos literários, como Marcuschi afirma ao citar Swales “hoje, gênero é facilmente usado para referir uma categoria distintiva de discurso de qualquer tipo, falado ou escrito, com ou sem aspirações literárias”. Os gêneros na contemporaneidade não estudam só a estrutura do discurso, mas também a do texto, descrição da língua e da visão da sociedade (Essa multiplicidade de análises decorre das diversas áreas que hoje estudam esse conceito). Portanto, a principal diferença entre as concepções de um mesmo conceito é: A análise feita na antiguidade se dá de maneira mais restrita, apresenta uma procura por estruturas dos textos e estratégias, enquanto que na contemporaneidade o gênero se torna um campo vasto de investigação e que não fica somente dentro do texto, e também se observa o contexto que está inserido; é o estudo da língua no cotidiano.
2) Bronckart afirma que “a apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção pratica nas atividades comunicativas humanas” (apud Marcuschi, 2008: 154). Qual a relação entre essa apropriação e a inserção social?
Os conceitos de “ação social” e “fato social” mencionados no texto podem ser convenientes para responder a questão. Se os gêneros têm as características de