Gastronomia
Aurora Nunes Rodrigues Da Silva
Empreendedorismo Conceito e características de um empreendedor.
Goiânia 2012
Empreendedorismo.
Logo que falamos em empreendedorismo, vem à cabeça algo relacionado a uma pessoa que criou uma empresa de sucesso, em um sentido muito restrito é isso mesmo. Mas em um sentido mais amplo, empreendedorismo é toda e qualquer pessoa capaz de mudar uma situação existente, de mobilizar pessoas e recursos para execução de determinado objetivo.
Empreendedorismo não consiste somente em fazer dinheiro e se tornar rico, mas em atingir auto-realização pessoal, numa perspectiva filosófica empreendedorismo é uma das manifestações da liberdade humana.
O tema empreendedorismo é secular, tão antigo que achar obras literárias sobre o tema não é uma tarefa difícil, aliás, é natural já que se trata de um tema tão popular e antigo. Se existem muitas obras sobre o assunto, as definições do tema são as mais diversas são apresentados vários conceitos, mas a grande maioria converge no mesmo ponto, a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados.
De acordo com o dicionário eletrônico Wikipédia, empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês
“entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo. Apesar de o empreendedorismo estar cada vez mais em evidência nos artigos, revista, internet, livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, é um conceito antigo que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo. Só no início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
Buscando ainda as raízes do empreendedorismo, Dornelas faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco