Gastronomia Goiana
Nascido em Igarapava-SP, no dia 24/07/1923, Waldomiro Bariani
Ortencio, além de Compositor, é também Escritor, Pesquisador da Cultura
Popular e Presidente de Honra daCOMISAO GOIANA DE LETRAS, além de ser também membro a 50 anos da Academia Goiana de Letras.
Filho de Antônio Ortencio e de Josefina Bariani, Waldomiro Bariani
Ortencio é paulista de Igarapava e reside em Goiânia desde 1938. Seu registro de nascimento traz a data de 24 de outubro, mas na verdade, nesse dia nasceu seu pai, Bariani é de 24 de julho.
Do convívio com o pai, caçador experiente, veio-lhe o espírito aventureiro, o gosto pela natureza e o olhar atento. Na dedicatória que lhe faz em “Sertão Sem Fim”, seu terceiro livro de contos, ele relata:
Desde os oito anos de idade andava engastalhado nas suas pernas; agachado eu, ele com a espingarda na mira, derrubando pombas-do-bando das grimpas das árvores e empacotando inhambus na corrida, entre as socas de arroz e as canas de milho. Eu, o cão perdigueiro que corria a buscar a caça abatida.
No equívoco ocorrido no interior de São Paulo, em 1923, que foi o erro de sua certidão de nascimento, talvez já houvesse uma predestinação, pois dez anos mais tarde, em 24 de outubro, seria fundada Goiânia, cidade a que viria se ligar definitiva e profundamente a vida de Bariani Ortencio.
No entanto na década de 1940, ele foi goleiro do Atlético Clube
Goianiense, num tempo em que jogador de futebol realmente gostava do
"Esporte Bretão", já que não ganhava praticamente nada de salário.
Cidadão goianiense desde 1968, Bariani Ortencio faz parte da Academia
Goiana de Letras, da Associação Goiana de Imprensa, da Comissão Nacional do Folclore, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da União Brasileira de
Escritores, Seção de Goiás. Sua presença pode ser conferida nas crônicas que escreve para o jornal O Popular e nas intervenções que faz no programa de TV
“Frutos da terra”.
Transitando com