o turismo
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GEOGRAFIA
A IMPROTÂNCIA DA GASTRONOMIA SERTANEJA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E TURÍSTICO.
APARECIDA DE GOIÂNIA
2014
PEDRO PEREIRA CÉSAR
DALMO GOMES DA SILVA
FABIO JUNIO DOS SANTOS
VICTOR HUGO M.SANTOS
A IMPROTÂNCIA DA GASTRONOMIA SERTANEJA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E TURÍSTICO.
Trabalho apresentado ao Instituto Superior de Educação, da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientação da professora Luiz Fernando como parte dos requisitos para conclusão do curso de Geografia em Formação do Território.
APARECIDA DE GOIÂNIA
2014
1. INTRODUÇÃO
Este projeto propõe refletir sobre a importância da gastronomia sertaneja, enfatizando o patrimônio cultural e turístico da região. Para tanto, serão questionadas que o turismo e a gastronomia são inseparáveis, pois não tem como se pensar em turismo, sem pensar entre outros itens, assim como a alimentação para curta e longa permanência, onde o viajante não pode abster-se dela sem experimentar a cozinha sertaneja.
Nesta perspectiva, o ato de se alimentar não é apenas biológico, mas é também social e cultural. Porém, possui um significado simbólico para cada sociedade, e para cada cultura. É considerado como um fator de diferenciação cultural, uma vez que a identidade é comunicada pelas pessoas também através do alimento, que é possível refletir as preferências, as aversões, identificações e discriminações. Através da alimentação, é possível visualizar e sentir tradições que não são ditas, destaca as diferenças, as semelhanças, as crenças e a classe social a que se pertence por carregar as marcas da cultura.
Este projeto de pesquisa propõe refletir sobre a importância da gastronomia sertaneja como patrimônio cultural e turístico e promover a reflexão de docente e discente do curso de Geografia da