Gastronomia Contemporânea Brasileira
Com alta hoje a Gastronomia Contemporânea é praticada por grandes chefs renomados, eles buscam trazer/lembrar a casa da avó de forma mais atualizada e mais moderna, tentando cativar o público alvo, dando destaque para a flexibilidade e forma de apresentação dos pratos. Uma cozinha que permite reunir as tradições culinárias em um só prato e tornando único, uma mistura de cultura, trazendo o que à de mais predominante em cada região. Tem destaque por utilizar produtos no auge de seu frescor e exuberância. A culinária tradicional brasileira tem diversas personalidades. É um reflexo da mistura de raças, hábitos e costumes de índios, africanos e portugueses.
Segundo Carneiro (2003, p. 45),
A alimentação é, após a respiração e a ingestão de água, a mais básica das necessidades humanas. Mas como “não só de pão vive o homem”, a alimentação, além de uma necessidade biológica é um complexo sistema simbólico de significados sociais, sexuais, políticos, religiosos, éticos, estéticos etc.
Diante da mistura de raças e culturas, mistura de ingredientes, alguns chefs começaram a se preocupar com esse acontecimento e tiveram a ideia de tornar alguns pratos mais saudáveis. Com a contribuição da globalização e procura de novas técnicas, surgiu a cozinha contemporânea brasileira. Pode ser considerada como um aprimoramento dos pratos brasileiros tradicionais, um acréscimo de ingredientes novos sem se esquecer dos antigos. E para que isso seja possível, é necessário que o chefe utilize o conhecimento adquirido em viagens e experiências passadas, e também que tenha um olhar crítico sobre os pratos, para que o resultado final seja saboroso. Outros fatores que tornaram possível a prática da Cozinha Contemporânea foram a distribuição global de produtos agrícolas e o domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo. Este avanço fez com que se pudesse encontrar produtos de origem longínqua, em lugares nunca antes