Ganchos para agarrar o leitor
Ganchos para agarrar o leitor são divididas em várias técnicas destacando-os em alguns tópicos:
-É preciso ¨pescar¨ o leitor com mensagens que exigem menos esforço e mais atração do leitor;
-Estratégias que o leitor fique interessado do começo ao final;
-Figuras, ilustrações e signos visuais facilitando a descodificação;
-Planejamento Coerente e objetivo das mensagens.
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
Capitulo IV - Ganchos Para Agarrar o Leitor
O Capitulo IV do livro téccnicas de comunicação escrita retrata como ¨pescar¨o leitor. O canadense Mahrshall Mcluhan ( Teoria da temperatura) classifica os veículos de comunicação, ou mídias, como ¨quentes¨ e ¨frios¨.
As midias quentes transmitem um grande número de informações, precisas e nítidas, com um alto grau de definição e formalização dificultando a entender o que a mensagem quer passar.
As midias frias, ao contrário, devem conter poucas informações, menos formalização atraindo o leitor não sobrecarregando a mensagem e tendo menos esforço de enterder o que quer ser passado.
O primeiro gancho frio para ¨ganhar¨o leitor é depois de ¨agarrado¨ poderá receber mensagens quentes e outras informações complementares.
O Segundo gancho: a imagem.. que pode valer mais que mil palavras. Um gráfico , um desenho ou esquemas visuais tem o objetivo de facilitar a descodificação do leitor.
O significado de uma palavra ou signo linguístico é fixado por um código que não basta ler ou ouvir tem que conhecer a relaçao de Significante/Significado estabelecida pelo código por exemplo:
Signos – Significante (visual-Iconicidade) e Significado (Linguístico-Linearidade).
A mensagem escrita pode ter uma dose de iconicidade.
A primeira técnica para visualizar a mensagem escrita é tirar um pouco da linearidade, por isso devemos fugir de frases muito longas e informações desnecessárias que só de ¨bater o olho¨o leitor ja entenda.
A segunda técnica é um